sábado, 21 de novembro de 2009

Como fazer inimigos


Esta semana arranjei um bando de inimigos! Enfim, inimigos talvez seja dizer muito, mas que olharam para mim com cara de poucos amigos, lá isso olharam!
É que tive o desplante de dizer em voz alta que lamentava que a selecção portuguesa tivesse sido apurada para o Mundial de Futebol na África do Sul.
E, perante aqueles olhares nada amistosos e as exclamações de “Pronto! Lá está ele outra vez!”, fui obrigado a explicar.
Em primeiro lugar, não gosto de futebol! Por sua causa já fiquei encharcado até aos ossos, passei frio de rachar, suei as estopinhas sob sol escaldante, tremi de medo perante a fúria dos adeptos, passei fome de cão pelas horas de isolamento… Não! Definitivamente não gosto de futebol!
Em seguida o facto de estarmos no mundial significará, pela certa, trabalho extra enquanto profissional de comunicação, com transmissões em directo, programas especiais, entrevistas entediantes, onde cada um tentará ser adivinho do futuro do campeonato e da selecção… Confesso que fazer este tipo de programas não é o que considero um bom dia de trabalho!
Claro que não posso deixar de fora o quão estúpido será ver as janelas deste país engalanadas com bandeiras nacionais. E se é um absurdo todo esse nacionalismo em torno do desporto, ficando de fora todas as outras ocasiões em que poderia ser útil ou proveitoso, também me pergunto se o facto de o país ficar verde e vermelho influenciará de alguma forma o desempenho da equipa ou o resultado do campeonato austral.
Mas o que me desagrada profundamente é o saber, com um grande grau de certeza, que a época do mundial de futebol com a equipa portuguesa incluída será aproveitado em prol da agenda governativa. Será nesta altura, em que a maioria dos portugueses estarão “entretidos” com a bola e o fervor nacional, que serão promulgadas e anunciadas medidas que, noutras ocasiões, seriam rápida e seriamente contestadas pela população. Será como que uma espécie de trégua em que, desde que o governo não interfira com os jogos e a sua transmissão, tudo ou quase poderá fazer sem que seja incomodado.
Definitivamente, lamento que Portugal tenha sido apurado para o mundial. Mesmo que isso me custe olhares de soslaio e comentários pouco lisonjeiros.


Texto: by me
Imagem: edit by me

Sem comentários: