Ainda sobre a questão da exposição no Museu de Serralves:
Tornam-se polémicas certas imagens. Retiram-se algumas,
condiciona-se o acesso a outras. Não vou aqui pronunciar-me sobre a
legitimidade de o fazer nem sobre a respectiva responsabilidade. Não estou na
posse de todos os dados e o que sei sobre o assunto é o “diz que disse”. Pouco
completo.
Mas questiono a polémica em torno de alguns trabalhos
fotográficos e a total ausência de polémica sobre outros.
As fotografias agora expostas são de pessoas que permitiram
o acto fotográfico e a respectiva utilização. Consensuais, portanto. Com a
classificação de arte e polémicas apenas pela forma como os fotografados agem
ou se mostram.
Mas também se chama de arte, com direito a galerias,
publicações e prémios, fotografias de gente que não autorizou serem
fotografadas e muito menos a sua utilização. A chamada “fotografia de rua”. E
estas, nada consentidas, não serão objecto de polémica. Mais “paparazzi”, menos
oportunidade sobre transeuntes, os fotografados são invadidos nas suas privacidades,
gestos e poses perpetuadas, à revelia do seu consentimento ou conhecimento. Por
vezes, na absoluta privacidade de suas casas, através de janelas ou vedações.
Nenhuma polémica em torno disto. Perfeitamente aceitável.
Politicamente correcto. Artisticamente inserido.
Gosto de polémica! Faz agitar o lodo no fundo do lago.
Infelizmente lagos há, tóxicos, que não apenas não se agitam como se lhes
acrescenta toxicidade.
A fotografia de rua, com a sua total ausência de respeito
pelos fotografados, é um bom exemplo!
By me
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