domingo, 10 de agosto de 2025

O tesoiro




Já ouviram falar da arca do tesoiro? Desta feita foi o saco do tesoiro!
Através de uma anúncio on-line, cheguei a um casal um pouco mais velho que eu que tinha isto para venda. Só não sabia o quão em bom estado o lote estava, contido num chiquérrimo saco de loja de marca. Cheio até a cima, tudo particularmente bem embalado.
Aquilo que me despertou a cobiça foi a câmara, uma Pentax SFXn Super Focus, lançada em 1989. Da primeira geração das câmaras autofocus. Não possuía nenhuma desta série. Tal como não possuia o cabo disparador, específico para estes modelos, e que consta no lote. 
De seguida, a peça que tenho por mais incomum: o adaptador para microscópio. Não apenas é incomum como não se venderia senão em muito poucas lojas, implicando quase uma encomenda especial. 
Junto com ele, uma Macro-Takumar 50mm 1:4 preset. Tenho uma Auto-Macro-Takumar, mas esta é ainda mais antiga e com um mecanismo interno bem diferente. E bonita.
O que acaba por ter graça é que a câmara e a respectiva objectiva de kit são bem mais modernas que o sistema macro contido neste lote, demonstrando um interesse prolongado na actividade e na marca. 
Para que estes dois funcionem naquela haverá que usar um anel de adaptação, que não consta do lote mas consta cá em casa.
Acrescente-se que, e para além do que está na imagem (caixas originais, estojos de origem, filtros e lentes de aproximação), tudo vem acompanhado dos respectivos manuais e catálogos de loja. Bem como umas peças de fixação em metal, provavelmente datados dos anos 67/70 mas que ainda não investiguei em profundidade. E com os preços de compra, parte deles. Tudo em estado irrepreensível.
Fiquei sabendo que o dono original, pai da senhora do casal, era uma espécie de herdeiro abastado, que tinha a fotografia como passatempo e sem grandes limites de investimento. Sorte a minha, era particularmente cuidadoso com o que possuia, chegando mesmo a interditar os filhos a entrarem na divisão da casa onde isso estava guardado.
Encontrei o saco do tesoiro e fiquei francamente mais rico na minha coleção. E satisfeito, diga-se de passagem.

Pentax K1 mkII, SMC Pentax-M macro 50mm 1:4

By me

Sem comentários: