Uma ocasião, num café a meia distância entre a minha casa e uma escola de artes que ali há, disse-me uma jovem estudante a meio de uma conversa:
“Eu gosto de fotografia. Aquilo de mexer com os isos e os diafragmas... gosto disso.”
Estive para continuar a conversa nessa linha mas mudei de ideias. Os seus pouco mais de dezena e meia de anos ainda não lhe tinham permitido sentir todas as facetas da fotografia. E o pouco tempo que tinha de curso, com todas as outras matérias para descobrir e aprender, não tinham ainda permitido mergulhar em tudo o mais que não apenas as questões técnicas. E eu sei o que são os programas do ensino e como podem ser limitadores com os seus objectivos iguais para todos.
Para mim, que gosto de fotografia, ela é bem mais que as questões técnicas.
É tudo o que envolve a tomada de vista e processamento posterior. Tal como é a satisfação de ter obtido aquilo que imaginei ou vi com os olhos da alma antes de premir o botão.
Mas é também, e isto é bem importante para mim, o conhecer os que outros pensam e fazem com a fotografia. O seu trabalho, as suas motivações, o que os leva ou impede de fotografar.
Tal como me interessa saber o que outros, que não fotógrafos, pensam sobre a actividade: estética, subjectividade, comunicação...
Ler sobre fotografia e ver fotografia (nas paredes ou em livros) é para mim tão importante quanto o fotografar.
Para além do prazer em ser confrontado com outros pensamentos e obras, são pistas que me conduzem aos meus próprios pensamentos e trabalhos.
A vantagem dos livros de ou sobre fotografia é o podermos rever trabalhos que nos interessaram numa primeira abordagem, mesmo que anos depois. E, garanto, quando os releio ou revejo, encontro sempre uma nova leitura do nele consta. Uma outra camada de significados, quantas vezes novos e insuspeitos.
Neste dia mundial da fotografia, sugiro que, e para além de fotografarem, usem algum tempo com trabalhos de outros em papel ou numa exposição. E que tentem ver para além dos assuntos, das cores e luzes ou das palavras.
Creio que amanhã fotografarão de forma diferente, para melhor.
Pentax K7, Pentax Super Takumar 85 1:1,9
By me


Sem comentários:
Enviar um comentário