segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tempo



Enquanto cuidava do jantar, olhei para o contador de tempo.
Nem sei bem porquê.
O diabo do aparelho está parado há bem mais de três anos. Com o passar do tempo, tenho vindo a esquecer de lhe pôr a pilha e assim vai ficando. Marcando um momento, com a certeza de estar certo com algum ponto do globo.
Apercebendo-me da inutilidade do gesto, olhei para o outro marcador de tempo. Gesto inútil.
Só funciona quando o invertemos, ficando nós quase que hipnotizados com o cair da areia de um parte para a outra. E não lhe toco há uns dias, aquando da última vez que fiz esparguete aqui em casa.
Porque, em verdade, só uso a ampulheta para isso: cinco minutos de cozedura, mesmo que as outras duas areias, de cor diferente, marquem quatro e três minutos. O que demais confecciono é a olho ou em função do evaporar da água ou da cor que toma.
Tentei uma terceira referência temporal. Desta feita auditiva.
Da sala, o televisor jorrava imagens sem que ninguém as visse. Os sons, esses, diziam-me que ainda não havia começado o noticiário. Há que saber a que horas começa o noticiário. Não sei quanto falta, mas sei que ainda não passa.
Depois… bem, depois pensei para com os elásticos, que botões não tinha: Para que raio quero eu saber as horas? Comerei quando estiver pronto e nem um segundo antes. Levarei o tempo necessário para que se mastigue e engula, quiçá dando algo que fazer ao palato. E quando acabar a refeição acabo-a. Nem antes nem depois.


Uma vez mais agradeci à minha distracção o ainda não ter colocado pilha no malfadado aparelho. Ao menos aqui o tempo é meu e nunca o que me impõem.

By me

Sem comentários: