terça-feira, 13 de maio de 2014

A objectiva normal



Tinha à minha frente a minha primeira turma de “audiovisuais”.
E se eles tinham sido estudantes quase toda a vida, conhecendo por dentro e por fora a actividade, o mesmo não se passava comigo, que era a primeira vez que estava daquele lado.
Naquele dia o assunto era ângulos de visão e distâncias focais. E se na altura só se fotografava com película, a separação entre grande angular e tele-objectiva era, naturalmente, a 50mm, também conhecida por “objectiva normal”.
E, para começar com boa disposição, comecei por dizer uma graçola: “Que a 50mm era a “normal” porque era a que vinha normalmente com as câmaras.”
Claro que me ri de mim mesmo e tratei de explicar o que havia para ser explicado.
Uns dias depois, e retomando conhecimentos adquiridos para partir para novos, perguntei-lhes se ainda se recordavam do que era a objectiva normal. Uma das alunas, muito aplicada, tratou de consultar os apontamentos e, seriamente, citou a minha graça como se de dogma se tratasse.
Aprendi muito messe momento!
Entre outras coisas a questão da credibilidade de quem ensina.
E, o mais importante, que os jovens têm pouco desenvolvido o sentido de humor baseado no sarcasmo ou na ironia. Ainda não tiveram tempo de aprender a identificar uma coisa e outra, a saber interpretar o que ouvem, a produzir semelhante forma de humor.
O tempo muito ensina!

Acontece que há adultos que têm comportamentos ou intelectos de adolescentes, se tanto. Que não diferenciam o sarcasmo de um discurso sério, a retórica das práticas, a ironia da objectividade.
Com alunos, em situação de sala de aula, tenho (temos) que ter todo o cuidado com o que é dito ou demonstrado. A credibilidade que temos, e a consequente aprendizagem, são vitais. E os discursos ou as práticas orientadas ou os projectos de investigação devem ter a clareza necessária para não dar azo a más interpretações.
Fora da sala de aula (ou equivalente) e lidando com adultos, não tenho que ter essas cautelas. Nem quero!
Quero poder usar – e uso – do sarcasmo, da ironia, do non-sense, à medida do que me apetece e das circunstâncias, sem estar preocupado com as conclusões que terceiros tirem.
E se confundirem o “há peixe ali na mesa” com “peixe à milanesa”, eu diria que é problema deles.
Ou se confundirem discursos inflamados, prenhes de parábolas, sarcasmo e ironia, com práticas hediondas, a minha única preocupação será ter cautela com essas pessoas. Que facilmente são iludidas por discursantes hábeis, capazes de levar estes mais ingénuos a comportamentos perigosos para os outros e para eles mesmos.

Mas não sou professor do mundo nem salvador da pátria! Não o posso ser nem quero sê-lo!

Para os que quiserem continuar a acreditar que a 50mm é a normal porque vendida normalmente com as câmaras, estejam à-vontade. Só não fiquem à espera que eu goste!

By me

Sem comentários: