quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Fraude, digo eu!



É por estas e por outras que afirmo que o sistema eleitoral e representativo que existe em Portugal é uma versão podre do conceito de democracia.

Quando os cidadãos são chamados a eleger os deputados da Assembleia da República, são confrontados no boletim de voto com símbolos de partidos políticos.
No entanto aquilo que eles representam, em cada círculo eleitoral, é um conjunto de pessoas, uma lista, de candidatos que se apresentam por aquele partido. Não importa qual.
É daquela lista de candidatos, consultável nos tribunais locais, que serão seleccionados os deputados que, e de acordo com o método de Hontd, representarão aquele círculo eleitoral.
Respondem eles perante os respectivos eleitores no que de bom e de mau fizerem.
No entanto, depois de eleitos, estão sujeitos àquilo a que chamam “a disciplina de voto”.
Por outras palavras, aquilo que disseram aos seus eleitores que iriam fazer, legislar e votar, fica sujeito às decisões do partido e das suas cúpulas. Mesmo que os elementos dessas cúpulas não se tenham apresentado a sufrágio.
Qual é, então, a legitimidade do Parlamento, que supostamente representa os cidadãos, quando os seus membros se preocupam mais em obedecer ao núcleo duro dos seus partidos que àqueles que os elegerem?

A democracia representativa existente em Portugal é uma fraude que há que desmascarar e derrubar tão breve quanto possível!


By me

Sem comentários: