sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Testemunha orgulhosa


Está para fazer anos, não sei quantos nem em que dia, que Nelson Mandela foi libertado da prisão.
Mais um, dirão uns; um escaruma transformado em herói, dirão outros; já foi tarde, dirão ainda outros.
Com direito a transmissão televisiva, no antes, no durante e no depois, era eu um jovem adulto e não perdi pitada (ou frame).

Pondo de parte a questão emotiva de eu próprio o ter vivido ainda que à distância, este foi o facto mais relevante do séc. XX.

As tendências e as revoluções – populares ou ditatoriais – as guerras e os regimes vêm e vão como marés na areia. Influenciam apenas os que as vivem e marginalmente os vindouros. Ficarão na história como mais um facto a ser estudado nos bancos da escola ou nos anfiteatros da universidade.
Mas o fim da última lei de segregação racial, onde por lei e por nascimento se decidia o que se podia ser, fazer, dizer, pensar, existir…

Isto é digno de um feriado mundial!

Não são os decretos que mudam as mentalidades, nem as revoluções ou tomadas de poder. Existem, e ainda existirão, zonas onde os intocáveis co-existem com as pedras e os bichos; onde aspirar a este paraíso ou aquele
Mag Mell será motivo para ódios e mortes; onde uma civilização sem tradição escrita ou ruínas de pedra não merece mais que a atenção de uns estudiosos bafientos e entediantes que, de quando em vez, publicam uns textos ou vídeos com curiosidades.
O género humano conseguiu – ou quase - ao longo dos tempos, extinguir os escravos e a pena de morte, o direito de pernada e as oligarquias hereditárias. Ainda falta a excisão feminina, os vistos e os passaportes, o salário e o crédito…

Mas a segregação racial foi banida de todas as leis nacionais!
E eu sou contemporâneo disso.
Sou orgulhosamente contemporâneo disso!


Texto: by me
Imagem: algures na Web

Sem comentários: