terça-feira, 25 de novembro de 2008

A rifa


Vejam lá se são capazes de imaginar:
Eu, este mesmo que vou assinando este espaço e que tenho com o futebol e a clubite uma relação de amor-ódio em que este último prevalece, eu mesmo comprei uma rifa para este quadro!
E, acreditem, não estava drogado, nem bêbado nem podre de sono! Bem acordado e consciente do que fazia, comprei uma rifa, por um euro, que me habilita a, em a sorte me sorrindo, ser o feliz contemplado com um quadro, feito em Arraiolos, com o emblema do Benfica!
O euro da rifa dou-o de barato, que foi a forma menos agressiva de pedir para fotografar a obra. Foi feito por uma senhora já idosa, mãe dos sócios do café aqui da rua. Tem ela este entretém, o de dar ao dedo e à agulha e ir fazendo coisas assim bordadas. E, desta vez, deu-lhe para isto!
Quando o levou para o café, estava eu por lá, ao balcão com a minha bicazita. E ela, exibindo-o orgulhosa, atirou para o ar que duvidava que alguém lhe desse os 100 ou 200 euros que isto poderia valer. E, em tom de brincadeira, disse-lhe eu para o rifar.
Meu dito, seu feito!
No dia seguinte já tinha o livrinho das rifas, daqueles de arrancar o talão pelo picotado, tal e qual os pequenotes fazem para sorteios da escola ou dos escuteiros. A um euro, para tentar a sorte dos mais azarentos!
E eu, que achei graça à coisa por ela feita e mais ainda ao facto de ela o ir mesmo rifar (esqueci-me de perguntar quando corre o sorteio!), já tinha para mim que talvez lho pedisse para fotografar. Foi hoje e, à laia de desculpa, comprei uma rifa.
Agora imaginem o tamanho do meu azar se, a mim que nunca me sai nada que não seja do bolso, me vai sair esta prenda! Logo a mim, que não ligo nada ao futebol e menos ainda aos fanáticos por um clube, seja ele qual for, ainda que pelo Benfica tenha uma aversãozinha extra de estimação.
Com a sorte que tenho, um destes dias vejo-me encalhado com isto nas mãos.

Se assim for, rifo-o também. Cem números, a correr numa lotaria nacional e com o preço de um donativo, feito pelo próprio e demonstrado, para qualquer associação de bombeiros voluntários à escolha.
Afinal, a cor dos bombeiros também é o vermelho!


Texto e imagem: by me

Sem comentários: