sábado, 18 de dezembro de 2021

Aventuras e desventuras de um migrante fotográfico



 

Hoje está Lua Cheia. Bem visível da minha janela. Nada como aproveitar e dar uso à minha nova câmara.

Mas, para levar as coisas tão longe quanto possível, montei-lhe a minha Novoflex 600mm f/8. Para quem queira saber um pouco mais sobre o que isto, sugiro uma voltinha na net. Mas sempre acrescento que é uma focal longa e não uma teleobjectiva, que tem um formato estranho e ameaçador e que o sistema de foco foi concebido para ser rápido. Na época, finais dos anos 50, inícios dos anos 60 do séc. XX.

A imagem que aqui vêdes foi aumentada, na pós-produção, uma três vezes, já que para ter esta escala de reprodução em FF teria que ter uma objectiva com mais do dobro de distância focal. Coisa que não tenho.

Se reparardes bem, ou se puderdes reparar, vereis um leve rebordo ciano no lado superior e outro, igualmente leve mas magenta, no rebordo inferior. Deve-se isto à qualidade das lentes usadas, à ausência de tratamentos de superfície e à sua organização dentro da objectiva. Nada que atrapalhe demais, se considerares que esta imagem pode ser reduzida a preto e branco, o modo mais normal de fotografar no seu tempo. Tal como, no seu tempo, a resolução média de uma película de média qualidade, ISO 100, era de 5,5 megapixels, nada que se compare com os sensores de hoje.

Sempre acrescento que o ajuste de exposição foi feito por cálculo, já que a medição TTL é inútil em imagens como a original: ISO 400, 1/400”, f/16, a tal regra clássica.

Não estou nem um pouco desapontado com o resultado, pese embora o tal rebordo fosse dispensável.


By me

Sem comentários: