quarta-feira, 10 de julho de 2019

Grilhetas tecnológicas




A notícia é pequena e de ontem: “Rejeitadas todas as propostas para regular o direito a desligar; Deputados não se entendem e as propostas do PS, BE e PCP ficaram pelo caminho”
A ideia é regular as circunstâncias em que o empregador pode ou não contactar o empregado fora do horário de trabalho. Se é ou não legítimo o empregador interromper a vida privada do empregado, em qualquer dia do ano e em qualquer hora. Seja qual for a actividade profissional envolvida.
Nos tempos que correm, com a tecnologia existente, entende-se que será legítimo. Indo mais longe, é entendido como rude ou falta de profissionalismo se não se responder a uma mensagem ou se não se atender uma chamada telefónica. Independentemente da vontade do destinatário e do que estiver a fazer.
Em termos laborais, e com a precariedade dos contractos, a pressão é tal que não importa o como ou quando. Pondo em risco o vinculo laboral se não se atender ou responder.
Diz a notícia que os partidos não se entenderam e que a coisa ficou em águas de bacalhau. Não estranho, se considerar os diversos percursos profissionais dos deputados.



By me

Sem comentários: