segunda-feira, 22 de julho de 2019

Em linha





Sobre a brita que segura as chulipas que fixam os carris, numa estação de caminho-de-ferro, um chinelo.
É o chamado “dois-em-um”, já que satisfaz dois “projectos” que faz tempo não alimento: Objectos caídos na linha e sapatos abandonados.
Rapei da câmara e tratei de encontrar solução com a 50mm. Sem me deitar no cais para a proximidade, nem me afastar demasiado para a contextualização.
Foi o que consegui fazer.
Interessante foi o comentário de um de dois rapazolas que ali estavam, como eu, à espera do comboio: “Olha uma Pentax!”
O meu espírito curioso, o ser fã das Pentax e o não ter mais nada que fazer levou-me a meter conversa:
“Também tens uma Pentax?”
“Não, mas gosto delas.”, foi a resposta.
Fiquei por saber porque é um adolescente que não tem uma câmara de uma marca gosta da marca. Moda? Tem alguém na família possuidora de uma? Afirmação gratuita, só para não ficar calado?
Mas ele não se ficou por ali e perguntou-me que tipo de fotografia fazia eu. “De quase tudo, menos eventos, que não tenho paciência. Desde que me atraia o olhar…”
“E o que o levou a fotografar a linha, assim do quase nada?”
Bem! É rapazola mas tem algum interesse na matéria, falei para os meus botões. E chamei-o ao local, três passos apenas.
“Repara a quantidade de coisas variadas que as pessoas deixam cair na linha. Há sempre algo divertido e surpreendente no que aqui se encontra. E pensa no que terá passado a possuidora deste chinelo, que talvez o tenha deixado cair para ali ao subir para a carruagem e ficou com um pé descalço o resto do tempo. Há sempre um montão de coisas interessantes que podemos pensar ou concluir do que encontramos por aí. É uma questão de estarmos com os olhos e alma aberta.”
Sorriu, olhou para um lado e para outro, perscrutando a linha e o que lá estava caído, e rematou:
“O bicho-homem sempre me surpreenderá.”
Creio que tem potencial para ir bem longe, este adolescente.
O chinelo? Ficou lá, para que outro se surpreenda também.



By me

Sem comentários: