segunda-feira, 22 de julho de 2019

Em torno de um retrato




Nos últimos tempos, e para além do telemóvel, tenho andado apenas com uma 50mm.
É um desafio, e eu gosto de alguns desafios, encontrar soluções de enquadramento com um único angulo de visão. Fixo. E o que quer que haja para contar com luz e sombra, faze-lo deste modo.
Acresce-se o facto de esta objectiva ter abertura máxima de 1,2, o que permite usar pouca luz, pese embora o “boquet”, como gostam de lhe chamar, que isso produz. A explicação técnica para isso fica para outra ocasião.
Foi um desafio, fazer este retrato, de uma desconhecida. A pouca luz existente, o ângulo de visão possível que implicava uma proximidade intimidatória, a falta de confiança ou cumplicidade entre ambos para o permitir…
Admito que fiquei satisfeito com o resultado. E mesmo os sempre indesejáveis reflexos das luminárias nos óculos acabaram por não ficar fora de contexto.
Vale o que vale, sabendo-se que outra edição não tem que alguma, pouca, alteração nas proporções de um quase quadrado 4 por 3 para um assumido e bem mais natural rectângulo horizontal. Pensado aquando da tomada de vista.
Se nós, humanos, nos relacionássemos com o mundo circundante em modo quadrado ou quase, ou verticalmente, teríamos os olhos dispostos de outro modo na cara.
Ficarão, ainda sobre este retrato, outras questões para debater:
Porque motivo será que a esmagadora maioria dos retratos têm os retratados o olhar fixado na objectiva? Vontade dos retratistas e vontade dos retratados.
Porque será que é quase impositivo que um retrato implique um sorriso? Demonstrar alguma cumplicidade entre ambos? Afirmar-se que se está de bem com o mundo?
E porque raio os retratados fazem questão que as magias das edições retirem as “imperfeições”. Não é este o caso nem o faço por uma questão de princípio, que são os sinais, as rugas, as assimetrias e outros que tais que definem a individualidade do retratado.
Ao longo dos últimos 150 anos, alguns foram os que se debruçaram sobre estas questões. E sobre a posse da imagem e do que isso significa. E sobre o facto de existirem bem mais retratos de mulheres que de homens. Há leituras sobre o assunto, há dezenas de milhares de exemplos.
Mas não vou aqui alongar-me sobre isso. Nem referir autores ou obras nem incluir as minhas próprias conclusões.
Fica o retrato da Andreia, uma desconhecida.


By me

Sem comentários: