sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Liberdades



Sentado na minha mesa ou em trânsito para os afazeres diários, vou observando o que vai acontecendo.
Através das parangonas dos media e das entrelinhas, que muito se aprende e descobre com o que não é dito. Mas também através das vivências diárias, no social, no laboral, no político. Na rua, no bairro, no ofício, nos transportes…
Teria que ser eu cego surdo e mudo para não perceber que atravessamos um momento de transição, em que a sociedade se fraccionou em dois blocos, medindo forças e arregimentando tropas, agora já não em fase de dissuasão mas antes sim em pré-confronto. Social, político, laboral.
Mas algo está a correr menos bem, neste cerrar de fileiras e contar espingardas. Que ou não há gente que chegue ou há que mascarar posições, recorrendo a camuflagens ou mesmo mimetismos.

No intervalo de pouco mais de duas semanas fui por sete vezes abordado para integrar contingentes ou organizações. Laborais, sociais, político-partidárias. Logo eu, que me assumo como acrata convicto. Na rua, na porta de casa, via telefone, via net, no posto de trabalho, até por interposta pessoa.
Aceito que alguns desses não saibam ou não me reconheçam o estatuto ou posição que tenho. No fim de contas, não ando aí na rua a alardear o que penso ou faço. E mesmo o Azinho deixou de estar na lapela. Agora outros tinham obrigação de me conhecer e de saber que a minha resposta seria previsível.

Nesta época de transição, em que tantos me venham bater à porta, pergunto:
Há assim tanta falta de gente com vontade de fazer coisas? Ou procuram gente que, dando a cara e o corpo ao manifesto, sirvam de capa a outras actividades ou ambições?

Para os que cá vieram fica o reforço da ideia. Para os que estão a ponderar cá vir, fica o aviso prévio.
Mantenho-me acrata, por teimosia ou ideal. E ser coerente não é fácil, mas é um objectivo diário. Não alinho em fidelidades que me obriguem a renegar os meus princípios básicos de sociedade.
Nem ponho em causa a minha liberdade de agir e pensar!


By me

Sem comentários: