domingo, 13 de janeiro de 2013

"Nós e eles"




Diz-se que é nos momentos difíceis que sabemos quem são os amigos.
Que é nessas alturas que estala o verniz e em que os falsos amigos o demonstram, afastando-se ou negando ajuda.
Por cá vai acontecendo o mesmo e vai-me deixando ficar realmente preocupado.
Que as observações muito pouco abonatórias que vou ouvindo sobre Romenos, Ucranianos, Africanos, Brasileiros, Chineses ou Ciganos está a aumentar de quantidade e intensidade de uma forma assustadora.
A tolerância e a bonomia que nos tem caracterizado está a estalar, fazendo subir o tom do “nós e eles” a um ponto que, não sendo ainda perigoso, para lá caminha com rapidez.
Esquecem-se esses que vêem nos “eles” o inimigos e responsáveis por aquilo que estamos a viver, que não foram “eles” que votaram, que não fizeram, que não decidiram, que gastaram. Tal como se esquecem que “nós” éramos os “eles” ainda não há muito tempo, noutras terras e noutras línguas, com as malas de cartão, os bidonville, sendo os trolhas, as porteiras, os varredores…
Mas o que me assusta acima de tudo é a memória curta sobre o que aconteceu sempre que as crises sobrevieram e o “nós e eles” foi tónica dominante. Que, para além das clivagens e conflitos sociais entre “nós” e “eles”, outros houve que não “nós” ou “eles” que sofreram com isso, por vezes p’la lei da bala.
Convém nunca esquecer que quando “nós” nos achamos superiores a “eles” haverá sempre outros para quem nós somos “eles” e que nos farão passar p’lo mesmo!

By me

1 comentário:

Anónimo disse...

"Cloud Atlas"
Em Género, Numero e Grau...

Abraço para ti Jorge!
António Samagaio