sábado, 16 de junho de 2018

Usurpação de direitos




Esta fotografia faz parte de um projecto meu.
Inspirado numa moda que correu mundo em 2011 (Planking), decidi fazer um conjunto de imagens em que eu estivesse em modo “planking”. Selfies, como lhes chamam, sem intervenção de terceiros e sem colocar-me em risco.
Pois um dia, poucas semanas depois de a ter publicado, vejo-a usada num site de um periódico português para ilustrar um artigo. Sem que tivesse sido consultado para tal, pese embora o contacto seja sempre possível através das redes sociais onde a divulguei.
Contactei o director do periódico em questão, afirmando que a fotografia é minha e de mim e que não gostara da quebra de ética jornalística e económica que tinham tido.
A resposta, ainda que polida, não me agradou. Ainda que fotografia e artigo tenham sido retirados do respectivo site.
E não me agradou porque, ainda que tenham usados justificações esfarrapadas, não apresentaram um pedido de desculpa. Um director de um jornal de grande tiragem nacional não o pode fazer. Acrescente-se que foi um adjunto que respondeu e não o destinatário da minha reclamação.
Para aqueles que publicam as suas fotografias na net, aqui fica o relato e o aviso: imagens mais pessoais podem sempre ser usadas por entidades “idóneas”, sem que um simples pedido de desculpa seja feito. Apesar de tudo o que possa advir desse mesmo uso.



By me

Sem comentários: