sábado, 26 de julho de 2025

Limitações e soluções




O formato fotográfico alargado na horizontal sempre atraiu parte da comunidade fotográfica.

Quer fosse porque o assunto principal fosse assumidamente horizontal e o que mais houvesse na vertical fosse mais “lixo” que componente do que se queria mostrar, quer fosse para quebrar as normas estéticas das proporções, quer fosse para aproximar a fotografia da forma de ver humana... sempre houve quem por aí caminhasse.

Mas um problema se levantou sempre: a compatibilidade dos formatos apresentados pelos fabricantes de película com a vontade desses fotógrafos.

Foram várias as abordagens técnicas de fabricantes para os satisfazer.

Desde a janela da película mais larga e a utilização de objectivas que tivessem um ângulo de cobertura compatível até às câmaras cuja objectiva “varria” o ângulo desejado, rodando em torno do seu eixo ótico, passando pela opção de fazer mais que uma imagem e justapo-las no resultado final.

A Pentax, tal como outras marcas, também tentou a vertente panorâmica, mas do modo mais acessível ao público em geral, tanto no criar uma câmara que que respondia ao habitual mas também às imagens panorâmicas.

No lugar de tentar aproveitar mais película ou criar um mecanismo mais complexo, introduziu uma alteração da janela do negativo. A largura manteve-se no convencional mas aproveitava menos na vertical. Bastava rodar um botão.

Sistema inteligente, de baixo custo, e que permitia o utilizador escolher um ou outro formato sem entrar em maiores despesas de câmara ou objectiva, e tudo no mesmo rolo fotográfico.

A Pentax MZ-5 é disso exemplo, produzida em finais dos anos ’90, pouco antes da popularização dos sistemas digitais.

Claro que as limitações impostas pelos fabricantes de papeis fotográficos e mesmo dos monitores digitais continuam a vigorar, dificultando um pouco quem produzir ou criar imagens a seu gosto, mas isso é outro capítulo na história da industrialização e normalização dos processos criativos.

 

Pentax K1 MKII, SMC Pentax-M macro 100mm 1:4


By me

Sem comentários: