quarta-feira, 17 de abril de 2019

Tântrico




Há uns anos valentes, em Mérida, Espanha, constatei que o teatro romano foi, ao longo dos séculos, objecto de pilhagem nas suas pedras das bancadas.
Será um crime de património, à luz do pensamento actual, mas há uns séculos era o natural: aproveitar os materiais existentes.
Mas o turismo e a cultura fizeram recuperar essas ruínas. E, para as tornar mais atraentes e elucidativas, fizeram algo de inteligente: onde faltavam pedras nas bancadas colocaram material sintético, fibra de vibro ou semelhante. Resistente às intempéries, não confundível com os blocos de pedra originais. Pelo menos de perto, a meia dúzia de metros. Não tentaram enganar os visitantes, mostrando mateiais que não tinham sido usados há uns bons séculos.
Mas, vista a bancada de longe, do palco ou a mais de meia dúzia de metros, fica-se com a sensação do que era então. Consegue-se ver o que na época de Roma se via e vivia, mantendo até as características sonoras. Não “enganando” os visitantes, conseguiram uma abordagem em que a destruição não é a tónica dominante.
Espero que com a recuperação da catedral de Notre Dame, monumento maior de Paris e da arquitectura Gótica, façam algo de parecido: recuperem, transmitam a sensação geral, mas não tentem enganar os vindoiros com materiais e formas não originais fazendo de conta que o são.
O próprio incêndio fará parte da história (faz parte já) e subverter a veracidade dos factos e das obras não é algo que se recomende.
“Penso eu de que”.

Imagem: “Tântrico”, algures perto de um miradoiro, Lisboa

Sem comentários: