domingo, 21 de abril de 2019

Não!




Não!
Pouco me importa a cor política. De um extremo ao outro, passando por todos os intermédios.
O uso de uma fotografia, uma famosa fotografia, com textos sobrepostos e sem referência ao autor é uma apropriação do trabalho de outro.
Indo mais longe, ao acrescentar-lhe texto, estará a subverter-se o sentido original do trabalho, impondo outras leituras que poderão nem nunca ter estado na mente de quem criou.
O mesmo se aplicará a outro tipo de trabalhos criativos. E recordo que compositores e intérpretes se opuseram à utilização de músicas suas pela campanha eleitoral de Donald Trump.
Não é o facto de o fotógrafo – Robert Doisneau – estar morto desde 1994 que dá liberdade de usar inconsequentemente o seu trabalho.
Só há algum tempo se soube que esta imagem não foi casual nem se trata de um casal “apanhado” na rua. Serão actores contratados por ele para se movimentarem naquela praça, sem grandes indicações sobre o que fazerem, e que na sua representação se beijaram, ficando o registo por parte do fotógrafo.

O seu a seu dono! E incomoda-me que se apropriem da criatividade de alguém para levarem a água ao seu moinho, sem sequer referirem o autor.


By me

Sem comentários: