sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sorrisos rotundos


No meu bairro há uma rotunda!
Bem, se quisermos ser factuais, podemos dizer que no meu bairro há muitas rotundas, tal como acontece em muitos bairros por esse país fora. Boas para regular o trânsito, boas para as empresas que as constroem.
Mas esta é uma rotunda especial. Para além de ser das maiores cá do bairro, serve-lhe de entrada, pelo menos de um dos lados. Alem do mais, numa das suas esquinas há um supermercado Modelo, noutra há um supermercado Lidl, noutra ainda há um Macdonald’s. Na quarta esquina há, por enquanto, um baldio com árvores e arbustos. Esperemos que esta se mantenha assim por longos anos, que de bosques de betão estamos nós fartos.
Acontece que, com tantas rotundas em tantos bairros, é fácil um incauto perder-se. “Vai daí”, as entidades que se interessam com o bem-estar dos cidadãos, residentes ou passantes, plantaram em redor da rotunda toda uma panóplia de cartazes indicadores. Quem quer que por ali passe não pode deixar de saber como cuidar da sua vida e que rumo lhe dar.
Numa das esquinas, flamulando ao vento, três orgulhosas bandeiras do MacDonald’s. Impossível de não ver, ainda que não sejam de plástico como o que ali vendem.
Na esquina contigua, dois avisos à navegação: Um, com duas frentes estratégicas e iluminadas dia e noite, avisa qual o melhor carro para usar. Claro que os critérios mudam e, volta e meia, ficamos a saber qual a melhor rede de telemóveis, qual o melhor iogurte, qual o melhor… Junto a este aviso um outro, bem mais modesto nas dimensões mas que não hesita em informar que o melhor partido para votar nas eleições é, agora e sempre, o Bloco de Esquerda. Em caso de dúvidas, é exibida a cara meio séria meio sorridente do seu líder.
Claro que, na esquina seguinte, vemos mais dois sorrisos bem maiores no tamanho e, talvez, nos motivos que os provocam: PS e PSD mostram os seus líderes e afirmam-se, cada um, como a melhor solução para o país.
Sobra uma esquina, que esta rotunda tem quatro delas. Também com um sorriso, talvez porque a sua corrida não é a mesma que os restantes sorrisos aqui exibidos, vemos o candidato à reeleição para a presidência da Câmara Municipal cá do sítio. E vemos também o aviso mais antigo cá do bairro. Com uma setinha, indica-nos o caminho para o Conservatório de Música de Sintra. É o mais pequeno aviso ou indicador da rotunda, mais pequeno ainda que os restantes institucionais, como Lisboa, Sintra, IC19, Finanças, etc..
O seu tamanho diminuto e o facto de estar parcialmente tapado por um bem grande sorriso, deve-se, suponho, à sua idade avançada, qual velhinha simpática em banco de jardim. Ou talvez que o seu tamanho, por comparação aos restantes avisos da rotunda e por não ter sorriso incluso, se deva à importância relativa da aprendizagem e produção musical.
De facto, que importância tem a satisfação da alma e da criatividade com o consuma, consuma, consuma e o vote, vote, vote?
Mandasse eu alguma coisa…


Texto e imagem: by me

Sem comentários: