quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Conteúdos e metodologias


Dava logo para se perceber que se tratava de uma aula de fotografia. Alguns jovens, em volta de uma câmara num tripé, e um homem a falar com eles, como que a dar indicações.
Bem que reconheci o ambiente. E que me deu alguma saudade dos tempos em que eu mesmo estava a fazer aquilo. Mas o que me cativou mesmo foi a cabeça do tripé em uso: uma Manfrotto. Este modelo em particular é mais barato da gama, mas a sua forma de funcionamento é estranha de usar para quem não conhece. Mas, em criando hábito com ela, fica na alma e nas mãos. Para já não falar na sua versatilidade e rapidez de utilização. Falo assim porque, ainda que de um modelo mais robusto, possua uma, faz já muito tempo.
Acabei por não resistir e fui meter conversa, dando os parabéns pela escolha. A reacção foi simpática mas surpreendente.
Soube dizer-me que não havia sido uma escolha directa, mas tão só ditada pelas limitações orçamentais da escola. Problema que conheço igualmente bem.
Mas também me disse que estava ali porque o arquitecto responsável pelas obras de recuperação da escola ali ao lado havia entregue o laboratório em bruto, sem bancadas ou iluminação adequada, impossível de usar, portanto. Pelo que tinham vindo para a rua fazer uns exercícios práticos de profundidade de campo.
Como é?! As aulas começaram há uma semana e os exercícios iniciais são sobre profundidade de campo? E onde fica a estética? A composição? A perspectiva? A luz, nossa matéria-prima?
Ser-me-ia impossível, de todo, começar por aí, venham de onde vierem os conteúdos programáticos e a sua calendarização! Não sei quais as motivações criadas nos alunos nem como será possível começar pela profundidade de campo e conseguir que eles, os alunos, fiquem satisfeitos com os primeiros resultados obtidos.
Porque, e do meu ponto de vista, é vital que o aluno se vá sentindo satisfeito com o trabalho que vai produzindo, devendo quem vai organizando o trabalho ir aumentando gradualmente o grau de dificuldade e complexidade dos exercícios propostos.
Mas gostei de ver uma cabeça de tripé Manfrotto em uso!

Texto: by me
Imagem: in manfrotto.com

Sem comentários: