quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Fórmulas


Sendo certo que não há fórmulas absolutas para nada na vida, fotografia incluída, há pelo menos uma que funciona a 90%. Na fotografia também.
“Se eu souber o porquê, sei o como!”
Por outras palavras, e fotográficamente falando, se em olhando para um dado assunto souber porque o quero registar, porque é que “aquilo” merece uma fotografia, saberei quase com toda a certeza aquilo que quero pôr em evidência e quanto daquilo quero não mostrar, se for caso disso.
Depois, é jogar com a nossa ferramenta: a perspectiva.
E é jogar com a nossa matéria-prima: a luz.
Mas se eu não souber (ou perceber) porque é que quero mostrar, bem posso andar às voltas com as objectivas, com os pontos de vista, com a luz natural ou artificial que, no final da coisa, terei um registo ou imagem que me não convencerá.
E, se me não convencer, como poderá convencer ou agradar aos outros?
Pois se eu mesmo não “sabia” o que queria fazer…

By me

Sem comentários: