sábado, 2 de novembro de 2019

Saberes




A conversa surgiu, já não sei a propósito de quê, na mesa do costume, com os comensais mais ou menos do costume. Aliás, era a hora do costume.
A certa altura, comecei a descrever o fazer, o usar e as consequências dos cocktail Molotov. E como minimizar os efeitos do gás lacrimogénio: materiais, métodos, fornecedores. E como neutralizar, temporariamente, gente com capacete com viseira. Ou, perante uns quantos, qual ou quais visar primeiro. E como. E mais umas coisinhas do género. E explicando como o saber disto se pode tornar útil nos tempos que correm, quer agindo quer interpretando acontecimentos.
A mesa silenciou notoriamente, com uma ou outra interrupção para esclarecimento, acompanhadas de uns sorrisos e anuências silenciosas de um dos presentes, que fez disto ofício em tempos.
Quando me calei, que haveria que passar do peixe para a sobremesa, questionaram-me como sabia aquilo, mais aquilo que dei a entender que também sabia. E respondi.
As bibliotecas, ainda antes de haver internete, são locais onde se pode aprender muito, mesmo entre os livros classificados mas que escapam aos filtros dos funcionários. A internete veio acrescentar conteúdos e detalhes, desde que se saiba procurar.
Mas, no fundo, no fundo, também eu estava espantado pela quantidade de coisas que me ia lembrando, algumas que nem sabia que sabia.

O saber não ocupa lugar e, em sendo solicitado, vem ao cimo, como azeite na água. Excepto se armazenado nas bibliotecas, onde realmente ocupa lugar.



By me

Sem comentários: