segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Acto criativo




Vi-a do outro lado do claustro e fiquei guloso por um “boneco”.
O insólito do objecto, num lugar privado de objectos era apelativo. Mais a mais, e à distância, a sua sobriedade estava em linha com a sobriedade do local, as suas linhas “idem idem, aspas aspas”. E a sua localização, bem centrada entre duas colunas quase faziam pensar que o arquitecto setecentista o havia escolhido como o perfeito.
Quando a ela me cheguei, depois de percorrer o mesmo caminho que os antigos frades, havia mudado de lugar: A vigilante do lugar teria achado que de costas para as ervas seria indigno e colocou-a aqui.
Não tive coragem de recriar o que havia visto Nem de deixar o registo por mãos alheias.
Mas enquanto tentava fazer o que queria com a vetusta 50mm, um casal de turistas passeava, depois de ter visto os azulejos inscritos nos guias turísticos e, talvez, a exposição fotográfica que ocupava uma das salas.
Aguardei, já com a perspectiva e o controlo de exposição escolhidos, fazendo-lhes sinal que podiam passar. Passaram, mas fizeram questão de participar no “momento decisivo”.
Arrepiaram caminho e, intrometendo-se no enquadramento, quiseram colocar uma laranja no assento. Ele, que ela fez-me saber que me fotografaria com a minha câmara comigo lá sentado.
Fiquei sem saber se era o seu sentido de humor embotado, se influências das imagens expostas na sala se incapacidade de perceber que não se interrompe um acto criativo.
Num inglês que não era a sua língua nativa lá lhes fiz perceber que não, muito obrigado. E obriguei-os a ver outras imagens equivalentes que havia feito, numa tentativa de lhes demonstrar que esse não era o caminho visual que me inspirava.
Afastaram-se de nariz torcido. E fiquei sem saber se por não gostarem do que haviam visto ou se por não terem podido participar.
O episódio acabou por se tornar bem mais interessante que a fotografia, mas sempre ela aqui fica.



By me

Sem comentários: