sexta-feira, 27 de abril de 2018

Vantagens




A vantagem de já por cá se andar há ror de tempo é, por exemplo, ainda nos recordarmos do significado destas letras numa tampa de tubagem de subsolo.
E de, aos vermos isto, nos questionarmos sobre a idade real de tal objecto.
Mas há outras vantagens, como o irmos acumulando respostas feitas para situações várias. Como a seguinte:
A minha condição física já me permite, com cautelas, ir dar um passeio higiénico com o cãopanheiro. Higiénico para ele e para mim.
Constatei hoje que no centro das testemunhas de jeová da zona resolveram “atacar” esta área. E era vê-los e vê-las, em grupos de dois ou três, passeando ou estando como se nada fosse, com os olhos alerta para uma potencial conversa com um transeunte. O nosso passo vagaroso fez de mim um desses.
A abordagem foi clássica e coloquial: “Olá! Como está?”, com um sorriso simpático.
Acontece que hoje, como em quase todos os dias, não “estou” com vontade de conversar sobre o tema que proporiam, pese embora procure sempre encontrar fórmulas não ofensivas para o demonstrar. A que usei foi esclarecedora, ainda que mais velha que as tampas dos TLP:
“De pé!”
Olharam para mim, olharam uma para a outra, sorriram meio amarelo, e seguiram sem mais delongas.
Vantagem dupla para mim: não tive que as ouvir e responder, nem tive que me esforçar em controlar o juvenil e cordial entusiasmo do cãopanheiro.
A primeira poupou-me a cabeça, a segunda a sutura ainda metalizada.
Mas, se elas me voltarem a abordar e me recordar dos seus rostos, tenho um montão de respostas velhas de reserva para alternar, algumas de minha autoria.
Vantagens de por cá andar há já uns tempos.



By me

Sem comentários: