quinta-feira, 26 de abril de 2018

Riscos




“Então que tal correu a apendicectomia?”, pergunta um médico a outro, no bar do hospital.
“Hã? Não era uma autópsia?”

Piadas à parte, é sempre uma dose de risco o ser submetido a uma intervenção cirúrgica. Não apenas pela operação de per si como pelo factor humano.
Pela parte que me toca, tive um exemplo prático e na primeira pessoa na semana passada.
Estava eu deitado, numa maca e na sala que antecede a de operações, e sou abordado por alguém que se identifica como sendo o médico responsável pela minha anestesia, que me identifica pelo nome e que me pergunta se eu sabia que iria ser operado a uma fístula.
Imaginem o meu espanto quando sabia estar ali por via de uma hérnia inguinal. E disse-lho sem rodeios, ainda que sem impropérios.
Empalideceu, disse-me “um momento” e saiu.
Enquanto não regressou pensei, muito seriamente, em levantar-me e sair, mesmo envergando apenas aquela bata que nos deixa o rabo ao léu.
Acabei por me deixar ficar e ele regressou, quase de seguida, com outros papeis na mão e desculpando-se do engano com a enfermeira que lhe teria dado a ficha errada.
Ainda não foi desta que me fizeram a autópsia. E uma hora depois tinha a sutura que se vê.



By me

Sem comentários: