sexta-feira, 9 de março de 2018

Democracia




A democracia representativa, sistema que vigora em Portugal, significa que os deputados são eleitos para representarem a vontade do Povo. Ficando este afastado das decisões tomadas por aqueles. E os deputados só respondem perante o Povo aquando de novas eleições.
Vejo agora, num pequeno artigo de jornal, que a coisa é ainda pior.
De acordo com o que li, existem votações em que os deputados que faltem a votações parlamentares são considerados presentes, já que se considera que votam por bancada partidária. Por outras palavras, quem representa a vontade do Povo são os partidos e não os deputados, já que as decisões dos parlamentares se submetem às decisões partidárias. E as consciências e vontades dos representantes do Povo serão menos importantes que as decisões e vontades dos líderes dos partidos.
Por outro lado, leio também que os deputados podem acumular funções com trabalho nas câmaras e assembleias municipais, sendo que a presença numa justifica a falta noutra. E a validação da justificação é da responsabilidade do líder da bancada. O mesmo se passando com justificações de faltas classificadas como “de força maior”.

Pergunto a quem lê estas linhas se esta será a forma correcta de actuar por parte de quem representa os cidadãos na feitura de leis e gestão de coisa pública.
Por mim, não me sinto representado.
E, confesso, se não tivesse lido este artigo não saberia em detalhe de que forma os nossos representantes não o são.



By me

Sem comentários: