domingo, 25 de setembro de 2016

Vontades e falta delas



Foi quando me levantei para sair que a coisa se deu:
Um rapaz, talvez com 14 anos, empurrou acidentalmente um conjunto de talheres, ainda envoltos no guardanapo, que se esparramaram no chão.
Foi o barulho que me fez olhar, mas foi a acção que me fez ficar estático a olhar. Melhor dizendo, a ausência de acção. Que o jovem, olhou para o que estava no chão e voltou a sua atenção de novo para a ementa, sem demonstrar a mínima intenção em apanhar o que derrubara.
Fiquei ali de pé, a olhar para aquela mesa comprida, já cheia de gente. O tempo suficiente para duas das presentes dessem por mim e olhassem para os três pontos de interesse no quadro: o rapaz, os talheres e eu.
O meu olhar endureceu, ao mesmo tempo que ia abanando a cabeça muito ligeiramente. Elas, depois de se consultarem com o olhar, passaram a “fuzilar-me” também com o olhar, como se fora eu quem fizera o estardalhaço. Ele? Bem, creio que ele nem se apercebeu do que acontecia.
Neste entretém que foi uma eternidade, uns dois a três minutos, passou um dos empregados do restaurante que, como se fosse a coisa mais natural do mundo, apanhou o que estava no chão e seguiu.
Larguei um impropério, não muito alto mas ainda assim audível naquela longa mesa, peguei nas minhas coisas e saí.
A minha vontade, daquelas bem lá do fundo do peito, foi aproximar-me da mesa, interpelar o rapaz e perguntar-lhe pelo nome de pai e mãe. E, perante o seu natural espanto, explicar que queria saber os nomes de quem tão mal o educara.
Não o fiz. Afinal, sou cliente assíduo ali e eles haviam-me visto na cavaqueira com a dona. Que, enquanto eu pagava à saída e lhe contava o episódio, encolheu os ombros e me disse: “Já nem ligo!”
É pelo que assisti e pelo encolher de ombros consequente que estamos como estamos.



By me

Sem comentários: