sábado, 3 de setembro de 2016

Sobre um livro e não só



Tenho vindo a afirmar, ao longo dos tempos, que o acto de fotografar é, entre outros aspectos, um acto de cobiça e apropriação.
Claro que a esmagadora maioria dos que me lêem, quer levem a fotografia mais a sério ou não, quer façam dela um ofício ou um alimento de alma, contesta-me. Alguns argumentando, outros apenas apelidando-me com variados epítetos, nem todos simpáticos.
Mas eu continuo na minha:
Ao fotografarmos estamos a criar um laço empático com o assunto, positivo porque gostamos, negativo porque não gostamos, e queremos levar connosco aquilo que vimos e com o qual reagimos.
Quer seja um pôr-do-sol de férias, uma vitória desportiva, um confronto bélico, um rosto amado, um rasgo de luz por entre a folhagem… até mesmo, e desde sempre, aquilo que a nossa visão e câmara não viu mas que o conjunto das técnicas envolvidas permite criar.
Vou baseando esta minha afirmação naquilo que eu mesmo analiso sobre a minha pessoa enquanto fotógrafo, as “confissões” que este ou aquele fotógrafo faz entre dois copos ou perante uma assembleia, nos relatos e memórias que vou lendo aqui e ali…
Com o passar do tempo tenho cada vez mais a certeza do que afirmo!
E ontem reforcei essa certeza.
Numa daquelas mini-feiras de livros, mais para despachar livros “encalhados” que outra coisa, encontrei este, a preço da chuva.
Trata-se do livro publicado em Portugal aquando da respectiva exposição em Cascais.
O texto de fundo e que acompanha cada fotografia, escrito pelo fotógrafo, é elucidativo do que vai na alma, mesmo de um profissional batido como era o caso. Pessoal e profissionalmente.

Sugiro que cada um que faz da fotografia a sua actividade, para alimentar o estômago ou a alma, que faça um sincero exercício de auto análise. Sem divulgar as conclusões mas tão só para que se conheça e às motivações interiores e profundas do uso da câmara fotográfica.

E que, depois, continue a fotografar como até aqui, tirando da actividade todo o prazer que sabemos dar.

By me

Sem comentários: