sábado, 24 de fevereiro de 2024

Primeira




Esta foi a minha primeira SLR. Enfim, não rigorosamente este objecto, mas uma câmara igual. À original, com as voltas do tempo e alguns episódios pelo caminho, perdi-lhe o rasto. 

Mas o objectiva, essa sim, foi a original. Tem quase 45 anos na minha mãos e está tão em bom estado quanto o possível.

Atrás, à direita, estão duas outras adquiridas poucos meses depois: uma Pentax-M 28 1:2,8 e uma Pentax-M zoom 75-150 1:4.

Este conjunto fartou-se de trabalhar e foi com ele que, durante alguns anos, fui fotógrafo de uma companhia de teatro.

Em fundo, algo de que me orgulho: uma mala para esta câmara e objectivas, que fiz em pele de sola. Feia mas robusta, capaz de proteger o equipamento e, factor decisivo, suficientemente discreta quanto ao seu conteúdo. Para quem nunca tinha feito nenhum trabalho destes, está quase que uma obra-prima.

Uma câmara fotográfica, ainda que seja uma ferramenta, é das poucas coisas que encostamos ao rosto com carinho e vontade. Por isso, merece que a protejamos e cuidemos.

.

Pentax K1 mkII, Tamron SP Adaptall2 90mm 1:2,5

By me

Sem comentários: