domingo, 19 de março de 2023

Velharias




Isto de ter DNA (Data de Nascimento Antiga) tem as suas vantagens. Principalmente se se lidar com fotografia com um valor quase tão alto.

Em tentando dar um sentido lógico ao que por aqui tenho (daqui por um ano a lógica será outra, um ano depois outra ainda e por aí fora), acabo por dar com isto.

Dará pelo nome de “carril de focagem” e permite ajustar com muito rigor a posição da câmara segundo dois eixos. Particularmente prático ou útil se estivermos a fazer macro-fotografia e com grandes escalas de reprodução. Por exemplo, com uma objectiva invertida directa na câmara, em que o ajuste de focagem se faz variando a distância de trabalho. Distância esta que é da ordem de dois centímetros ou perto disto.

Adquiri este conjunto há mais de trinta anos. Nos tempos em que se encontravam diversas lojas de fotografia na cidade, rivalizando elas não apenas nos preços e serviços mas principalmente nos artigos em venda. Quem procurasse uma peça pouco comum teria apenas que fazer o périplo por elas, que acabaria por encontrar. Ou, eventualmente, encomendar.

Nos tempos que correm esse périplo é inútil. Já são raras essas casas, que os consumos se fazem via web. Mas ainda existem, com vendedores dedicados ao seu trabalho,  procurando satisfazer e fidelizar clientes. Atitude que não se encontra nas grandes superfícies, onde mais um menos um cliente é quase igual.

Um bom exemplo da atitude positiva foi o que me aconteceu um destes dias:

Existe uma dessas lojas de bairro, já antiga, que vou frequentando. Não que faça grandes negócios por lá, nem pouco mais ou menos. Mas vai tendo peças Pentax, coisa que me interessa e pelas quais vou perguntando. Tanto ou tão pouco que uma ocasião tinha à minha espera já nem sei quantas tampas traseiras de objectivas, bem como de corpo, que tinha encomendado para mim, sabendo que me interessava. Comprei todas, que o preço era simpático.

Pois um destes dias, em passando na rua e entrando, diz-me ele que tinha ali algo que talvez eu quisesse: uma câmara Pentax P30. O preço era bom mas o seu estado de consevação não, pelo que ficou por lá. Mas sorri quando a vi, já que em tempos comprei para a escola onde trabalhei seis conjuntos fotográficos baseados nesta câmara. Memórias!

Quanto a este carril de focagem, está com uma pátine notória. Tive-o bastante tempo em exposição e o pó foi assentando. Foi propositado o não o limpar para a fotografia, coisa que acontecerá hoje ainda. Deixando-o em condições der colocado no mercado virtual, rivalizando com os raros dois equivalentes mas de outras marcas que encontrei. Coisa que não acontecerá, como se imagina.

Que não apenas é peça rara, ainda que de pouco valor em negócio, como tenho apego ao que possuo. E nunca sei quando me apetecerá fotografar uma cabeça de alfinete ou o amolgado de uma ervilha. Poderei sempre optar por isto, pelo tubo de extensão variável ou pelo fole que tenho guardados, mas sem pó.

E, já que falo nisto, vou ali às malas ver se encontro os aneis de inversão. Tanto o de aplicação directa no corpo da câmara como o de fixação de uma objectiva invertida noutra. Como se trabalha com cada um dos sistemas? Fica para outra ocasião, que gastaria o dobro destas linhas para explicar cada um deles.


By me

Sem comentários: