quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Corrida para Oclahoma




Na coleção de livros de banda desenhada do Luky Luke, existe um título que não me tem saído da cabeça nos últimos tempos.
Trata-se do “Corrida para Oklahoma”.
Relata-nos a abertura de um território à colonização e o que aconteceu com os primeiros colonos. E, para além da corrida propriamente dita, a história acontece numa das primeiras cidades construídas então, Boomville, caótica e sem regras.
É então sugerido que se realizem eleições para a autarquia, nomeadamente para presidente da câmara. Os candidatos são mais que muitos, animados das mais variadas intenções, nem todas as mais honestas.
De entre os candidatos salienta-se Dopey, o “bobo da aldeia”, um semi-idiota, ingénuo mas honesto, de quem todos faziam chacota. No aceso da campanha eleitoral, havia quem afirmasse preferir votar nele que em qualquer outro, face às trafulhices entretanto se iam descobrindo.
O ponto alto da “aventura política” é ter sido ele, o idiota, a ganhar, apesar de todos dizerem que haviam votado nele só pela graça.

De algum modo encontro semelhanças entre isto e o que por cá vai acontecendo, com uma certa formação política que, mais que aparentar alguma ingenuidade nos seus programas apresentados a público, está a ganhar popularidade entre os cidadãos.
Claro que ignoram o que esse partido pretende quanto a questões importantes, como saúde, justiça, educação e, claro, como obter os meios materiais para tal. Divulgam apenas o que aparenta colher simpatias e o restante fica escondido nos textos que não divulgam ou nas meias palavras que proferem. Mas é assustador, comparado com o que outras formações políticas propõem.
Sugiro que leiam mesmo, até nas entrelinhas, o projeto de sociedade apresentado ou defendido pelo PAN, para além dos que a cães e gatos diz respeito. Até porque corre-se o risco de, nem que seja por piada, conseguir eleger mais deputados do que se poderia imaginar.

Na imagem: uma das cidades cogumelo criadas aquando da corrida para os terrenos virgens, no Oclahoma. Roubei-a da net e, por mais que procure, não consegui saber o autor.



By me

Sem comentários: