terça-feira, 20 de abril de 2021

Pensar em coisas bonitas


 


A coisa seria cómica se não fosse trágica.

Há países europeus que possuem leis e práticas que violam, mais ou menos descaradamente, as regras da união europeia.

Já foram admoestados, já foram ameaçados de afastamento da união, mas a coisa acalmou, do ponto de vista europeu, e a vida continua, com tudo na mesma. Com pouco, se algum, mediatismo.

Coisas como o aborto, a liberdade de imprensa, a isenção da justiça, são assuntos menores, que não incomodam cidadãos de outros países. E menos ainda os respectivos órgãos de comunicação social.

Agora surgem umas quantas empresas privadas que querem organizar-se de modo diverso do até aqui. Com negócios entre eles que, de um modo ou outro, colidem com a ordem instituída. Que querem seguir algumas regras ou modelos existentes noutros continentes, que não na europa. E isto é um escândalo, porque se trata de futebol.

O facto de surgirem uns quantos de clubes de futebol que querem fazer uma competição fechada entre eles, com alguns outros pontualmente convidados, parece que está a incendiar as opiniões de cidadãos e media, sendo noticia de primeira página e discussão de café, mesmo com a pandemia.

E se a justiça desportiva (seja lá isso o que for, mas parece ser à margem da justiça normal) não for suficiente, ameaça-se com tribunais comuns, excepcionais ou europeus. E levantam-se ameaças a figuras públicas, daquelas cujos nomes fazem aquecer os ânimos e romper ligações familiares.

Limitem-se as liberdades individuais. Politize-se a justiça. Homofobiem-se as famílias e os cidadãos.

Mas nem pensem em tocar no futebol!

E para que não fiquem a pensar em coisas desagradáveis, deixo-vos com uma “fotografia fofinha”.

 

By me

Sem comentários: