terça-feira, 4 de setembro de 2018

Negócios sujos



A história passou-se em duas partes, com uns dias de intervalo.
Um conhecido, em conversa de ocasião, contou-me ter ido com uma amiga a uma loja de compra e venda de artigos usados. 
Encontrava-se ela em sérias dificuldades, depois de ter passado por uma situação realmente dramática, e estava a vender um conjunto de objectos de informática e fotografia.
Na loja ofereceram-lhe 100 euros pelo lote. 
“Por esse valor”, ter-lhe-á dito ele, “fico eu com isso”. E fizeram o negócio.
Quando ma contou, eu fiquei incomodado com a situação. Se a ideia era ajudar a amiga, e considerando os valores em causa, sempre poderia ter dado mais qualquer coisa, dez ou quinze euros por exemplo. 
Mas como não era nada comigo e conhecendo o meu interlocutor, nada comentei.

Eis que agora ele me aborda. Sabendo-me ligado à fotografia, queria saber se eu estaria interessado em comprar parte desse lote de objectos. No caso, uma câmara fotográfica. Preço: 100 euros.
Ia-me passando, mas consegui conter-me.
Que se o objectivo era ajudar a amiga, tinha-se agora transformado em negócio puro e duro. Com lucro para ele, naturalmente. Um bom e chorudo lucro.
E as tais necessidades da amiga, fruto da situação dramática vivida, já não contavam para nada. 

Agora digam lá se sou ou não um herói, ao não partido a traqueia e as vértebras deste abutre sem penas?


By me

Sem comentários: