quinta-feira, 27 de maio de 2021

Fotografias aluadas


 


Vejamos as coisas desta forma:

A Lua cheia, brilhante, num céu límpido, é um imã para qualquer fotógrafo, amador, profissional ou nem uma coisa nem outra.

É um apelo ao inalcançável, ao romantismo juvenil ou nem por isso, é aquele fenómeno cíclico mas só observável em condições especiais. E é, para fotógrafos, a demonstração das suas capacidades técnicas e da excelência do seu equipamento. Etc. etc., etc.

Mas convenhamos: uma Lua cheia e brilhante é tão observável no cimo da cordilheira dos Andes como no deserto do Gobi. Num bote no meio de um rio ou ao volante de um carro no centro de uma grande urbe. À saída de um cosmopolita centro comercial ou sentado num solitário banco de jardim junto com quem se ama.

E é igualmente fotografável em qualquer destas ou de outras situações.

Aquilo que faz com que a observação de uma bela Lua cheia e brilhante seja diferente é, mais que ela mesma, o espírito ou estado de alma de quem a observa. E o local de onde se observa, com toda a sua envolvência.

Uma fotografia de uma Lua cheia e brilhante a encher o enquadramento pode ser efectuada de qualquer local (ou quase), não se diferenciando uma de outra.

Agora se essa mesma Lua cheia e brilhante for mostrada ou fotografada num qualquer contexto, paisagens distantes ou primeiros planos, monumentos icónicos naturais ou humanos, com alguém especial, mesmo que só uma fracção desse alguém… nesse caso não teremos uma Lua cheia e brilhante mas “aquela” Lua cheia e brilhante, naquela noite especial e naquele local de eleição, fazendo dessa fotografia de uma Lua cheia e brilhante “aquela” fotografia.

 

As fotografias feitas fora de ambientes controlados (estúdio) não são repetíveis. É o momento decisivo, como explicou o mestre. Podem ser copiadas ad nauseam, mas o acto fotográfico não se repete. Tal como as emoções tidas aquando do acto fotográfico.

Sugiro que ao fotografar uma Lua cheia e brilhante se procure mostrar porque é que essa fotografia é “aquela” fotografia e não um documento técnico de um astrónomo.

 

By me

Sem comentários: