domingo, 16 de maio de 2021

Embuste


 


Nem sempre as fotografias são o que parecem!

Estes dois copos foram comprados num dia de Abril, meio de urgência, para com eles fazer uma fotografia de celebração. Algum tempo depois voltei a fotografá-los. E também para uma celebração.

Da primeira vez o cenário foi natural, o céu, fotografado de baixo para cima, e sob o olhar curioso e divertido de quem estava naquela varanda de um centro comercial, em Lisboa.

Desta feita foi executada com meios um pouco mais controlados, como se constata na imagem.

Em comum entre esta imagem feita em casa e a feita nessa tarde de Abril existem os copos. Que os tenho guardados para uma qualquer outra celebração. Mesmo, ou por isso mesmo, sendo de plástico e comprados numa loja baratinha. Tal como o conteúdo dos copos, que é o que de mais barato e fácil de encontrar que se pareça com o que é suposto usar-se nestas circunstâncias. No lugar de espumante, ginger alle.

Acrescente-se que, se na versão original aqui não mostrada, foi complicado segurar os dois copos na posição desejada com uma mão e fotografar com a outra, desta feita o posicionar dos copos foi feito com o recurso a objectos bem mais que comuns e úteis, existentes em qualquer casa e, garantidamente, em qualquer saco ou mala fotográfica que eu use: molas de roupa. Desmontadas, são óptimas cunhas para posicionar, ajustar ou prender objectos ou portas.

Repare-se que a Fotografia nada tem de real ou de cópia da realidade. Lemos nela aquilo que queremos ou que estamos dispostos a ler.


By me

Sem comentários: