quarta-feira, 8 de maio de 2019

Do bom uso do calçado



Há pessoas com quem tenho muita dificuldade em lidar.
Dividem-se em dois grupos, o pequeno e o grande, e ambos são razoavelmente conhecidos.
O primeiro é composto de gente que ocupa altos cargos dirigentes na vida pública. Atingem o cargo por terem sido eleitos pelos seus patrícios mas, em lá chegando, estão mais preocupados na gestão do poder que lhes foi entregue (erradamente) que em cumprir e fazer cumprir as leis e as promessas eleitorais. Todos conhecemos muitos dos seus nomes e contra eles elevamos a voz ou o pensamento quase todos os dias.
O segundo grupo é composto de gente dita banal. Ocupam o cargo que ocupam porque são antigos na empresa onde trabalham ou dão-se bem com a chefia, ou têm o cartão com a cor certa ou ainda porque obtiveram uma qualquer graduação académica que lhes atribui conhecimentos teóricos. Mas mais nada. O seu principal objectivo é terem uma cadeira de espaldar mais alto porque isso lhes dá status; o seu grande desejo é terem uma mesa de maior área porque os distancia dos subordinados; o seu maior anseio é ter e usar de passwords, porque os coloca na prateleira de cima.
São aqueles que, em conseguindo um destes objectivos, ou semelhantes, mudam de vestuário, quase deixam de falar com os que ainda ontem partilhavam a sua mesa de refeições e passam a defender atitudes e decisões hierárquicas e monodireccionais que ainda na véspera condenavam em surdina.
Acredito que todos conhecemos um ou mais elementos deste grupo. O dos pequenos títeres cujo maior deleite é subir a escada, principalmente se esta for feita de cabeças.

Um dia terei botas de biqueira de aço. Talvez hoje!

By me

Sem comentários: