segunda-feira, 27 de maio de 2019

Sobre a consequência da abstenção




Votar é, de algum modo, decidir sobre a coisa pública. É dizer qual dos projectos candidatos mais se ajustam às ideias sobre a gestão da coisa pública. E sobre as leis que gerem os nossos comportamento, dos crimes às penalizações. Sobre pessoas e bens.
Ora, entendo eu, quem acha que nenhum dos projectos apresentados o representa não deve esperar que algum deles, o que ganhe, actue sobre si. Lhe dê aquilo que quem não vota recusa.
Refiro-me, em particular, aos benefícios económicos que o colectivo dos cidadãos entende dar, através de leis e portarias. Fisco, emprego, justiça, saúde, educação, segurança…
Mandasse eu alguma coisa e continuaria a entender como legítima a abstenção. Mas todos aqueles que se abstivessem deveriam ser ausentes dos benefícios fiscais e outros (taxas moderadoras, subsídios, deduções fiscais…) até que regressassem a uma assembleia de voto.
Não creio na obrigatoriedade de voto. Mas acredito firmemente no conceito de “máxima liberdade com a máxima responsabilidade”. E não participar na coisa pública deveria implicar não receber da coisa pública benefícios adicionais.

Os meus cinco cêntimos
By me

Sem comentários: