terça-feira, 7 de maio de 2019

Publicidades




Foi há duas ou três semanas.
Num conhecido e espaçoso centro comercial de Lisboa, promovia-se uma série televisiva famosa. Confesso que, como nunca tinha visto um só episódio que fosse, fiquei um pouco à toa sobre o que ali acontecia e necessitei de algum tempo para perceber.
Colocado num local amplo e concorrido, um trono como este e umas jovens dispunha-se a fotografar quem ali se quisesse sentar. Até aqui nada demais nem estranho.
O que me fez torcer o nariz é as fotografias eram feitas com um telemóvel. Na verdade, com três telemóveis, já que eram três as jovens, cada uma com o seu e com roupa identificatória da série. Depois das fotografias feitas, eram estas entregues aos curiosos ou fãs.
Costumo dizer que mais importante que a ferramenta é o que se faz com ela. Mas, confesso, ver uma campanha publicitária feita com telemóveis foi inédito para mim.
Mas pior: todas as fotografias eram feitas na vertical. Como se aqueles aparelhos não pudessem ser usados de outra forma. Como se a vida que vivemos não fosse vista na horizontal.
Mas o pináculo do meu desespero foi a forma como o faziam: com o aparelho a escassos 50 cm ou pouco mais do fotografado. Claro que com um telemóvel a probabilidade de ter uma maior ou menor angulo de captação é reduzido. Só os mais dispendiosos ou recentes possuem um sistema óptico que permita “fechar a zoom” e a alternativa é a zoom electrónica, fraquinha a generalidade das vezes.
Acontece que a esta distância a perspectiva vira circo: narizes tipo batata, peito tipo melões, orelhas tipo sementes de girassol…
Quem programou a campanha será, espero, um profissional. Quem pediu a campanha terá orçamento para tal, ou não teria construído o cenário, alugado o espaço, contratado a meninas… Mas será que não sabem um nico de perspectiva e de retrato? Será que não teriam orçamento para outro tipo de câmaras, mais capazes de produzirem imagens com uma perspectiva menos “violenta”?
Mas talvez seja eu que não percebo nada de telemóveis, de imagem ou de publicidade.

Imagem roubada da net
By me

Sem comentários: