segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Éticas e apropriações



Há coisa de dez anos, mais ou menos, aconteceu uma moda na web: o Planking.

A ideia era ser-se fotografado na pose que se vê na imagem, a solo ou em grupo. E quanto mais incomum ou arriscado fosse o local mais sucesso teria.

A ideia foi seguida maioritariamente por jovens um pouco por todo o mundo e, ao que sei, alguns mais arrojados tiveram um final infeliz.

Não sou jovem nem temerário. Mas entendi que como desafio fotográfico poderia ter graça. E alinhei com alguns exemplos.

Aquilo com que não contava foi o ter havido um conhecido e grande grupo de imprensa português que foi usar esta minha imagem sem uma palavra prévia. Ilustrando um artigo sobre os perigos dos peões nas auto-estradas.

Soube disso porque um colega me alertou e contactei de imediato o director da publicação a pedir explicações. Caramba! Não estava publicada numa rede social mas usada para ganhar dinheiro com o meu “trabalho” e à minha revelia. E trata-se de uma imagem de minha autoria mostrando a minha pessoa.

Houve que trocar alguns emails. Nunca me foi dito quem o teria feito, nunca me foram apresentadas desculpa nem proposto fosse o que fosse. Limitaram-se a retirar do site a fotografia e o texto.

 

Fica a história para os mais incautos.


By me

Sem comentários: