sábado, 29 de agosto de 2020

Opções


 


Eram velhinhos, bem velhinhos. Percebi-o pelo pouco que pude ver dos seus rostos acima das máscaras que usavam.

Estávamos no metro e eu vinha sentado e entretido com o telemóvel. Dei pela chegada dele porque me passou rente às pernas para se sentar à minha frente, cruzado. Não prestei atenção a mais nada que não ao recolher as minhas pernas para que passasse.

Mas levantei os olhos quando senti que outra pessoa se iria sentar a seu lado e mesmo à minha frente, ignorando as distâncias de segurança.

O meu olhar, quando lá cheguei com ele, era de poucos amigos. Caramba! A composição ia suficientemente vazia para que pudessem sentar-se algures que não “tão em cima” de outros passageiros.

Mas fiquei um nico a olhar para eles.

As rugas que lhes via, entre a máscara e o cabelo, bem que mostravam idade e percursos duros na vida. Não falavam entre si, mas a cumplicidade com que, sentados, partilhavam o toque entre os braços evidenciava que nem disso necessitavam. Ele, com as mãos apoiadas no castão da bengala, ela segurando firmemente a carteira preta e brilhante sobre as pernas, junto com uns óculos e o passe. Os olhares fixos algures em pontos diferentes da carruagem não se cruzaram, mas creio que não precisavam: cada um via um pedaço da vida e, talvez, mais tarde, o comentassem. As roupas eram modestas mas muito bem cuidadas.

Deste conjunto conjecturei que iriam ou viriam de ou para um momento ou evento especial.

Em condições normais ter-lhes-ia indicado, por voz ou por gestos, que ocupassem outros lugares e respeitassem a segurança que os tempos que correm exigem. Não o fiz!

Olhando pela janela, percebi que faltavam umas três paragens para a minha e que seria bem mais fácil terminar eu o trajecto de pé, junto à porta. Protegendo-me e protegendo-os.

Nem sempre podemos exigir o cumprimento de regras aos outros. Haverá sempre que ponderar circunstâncias, custos e benefícios para as partes e agir em conformidade.

Aquele casal, aparentando um muito longo percurso em comum, merecia um tratamento de excepção.

 

Como calculam, esta não é uma fotografia feita na ocasião, apesar de muito me ter apetecido fazê-la.


By me

Sem comentários: