sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Um desafio

Foi um desafio interessante mas difícil: exibir dez das melhores fotografias do ano. Ser o nosso próprio juiz é complicado! Mas se fosse fácil nem teria graça. Aqui ficam:

“Até ao próximo episódio”



Desta estou particularmente orgulhoso. Foi feita a pedido dele no meu projecto “Oldfashion”. A principal dificuldade foi criar alguma comunicação com ela, em particular por que estava a usar a minha falsa caixa de madeira antiga. Mas, depois de os nossos dois mundos diferentes se terem encontrado, acabou por ser fácil, incluindo alguns retratos individuais. Mas esta é única!

"Casal"

Tinha encontrado este casal uns dois anos antes. Tínhamos, então, feito uma fotografia, de ambos com o seu filho pequeno. Desta vez encontrámo-nos num outro jardim, em que me pediram para os fotografar, já que se tratava de uma data especial: tinham acabado de saber que vinha mais um bebé a caminho. Esta foi feita antes de se fazerem à câmara e à fotografia.

"Congratulations"




Algumas fotografias que faço acontecem apenas para ilustrar alguns textos. Esta foi para a celebração de um velho edifício.

"Cores do dia"


Não há que apresentar justificações sobre a mãe-natureza. Ela consegue sempre nos surpreender com as suas cores e formas.

“Heuh – shall we?”


Quem disse que o amor é apenas para os humanos? Basta olhar em redor para encontarmos, com ou sem penas, amor em todo o lado. Só há que ter paciência e esperar por ele.

"Just a portrait"


Gosto de fazer retratos, desde que a luz me diga algo. Esta foi feita num mercado de rua e não a conhecia. Apenas fiquei atraído pela forma como os olhos jogavam com a boca e de como a luz brincava nos seus cabelos.

"Tirania"


Esta foi feita para acompanhar um texto sobre os tempos antigos, onde os cobradores eram reis a bordo dos autocarros e comboios e o seu ceptro o alicate trinca-bilhetes.

"Um olhar - a menina dos cigarros"

É uma espécie de vício que eu tenho: Olhos! Por vezes é a sua cor, por vezes o parecerem quase líquidos, por vezes a forma como a luz reage neles. E a principal dificuldade em fotografar olhos de desconhecidos é o ser quase agressiva a longa objectiva apontada à cara a metro e meio ou menos. O truque, se algum, é ter alguma interacção com o modelo, em geral pessoa desconhecida abordada na rua, por forma a que ela fique mais descontraída e menos intimidada.

"Um olhar - Sofia"



Por vezes o modelo que desejamos fotografar é tão tímido que não conseguimos fazer nada de jeito à primeira abordagem. Esta foi no terceiro dia, junto à minha câmara “Oldfashion”, já que ela passa ali todos os dias com o filho, ao fim da tarde, depois das aulas.

"Um retrato - Sr. Jacinto"


Um ex-combatente do ultramar, ainda à procura do seu lugar e papel nesta sociedade contemporânea.

1 comentário:

perplexo disse...

Gostei especialmente do «Casal»; e também do «Oi. Estás a fim?»