quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Garibaldi


A fotografia não é grande coisa, mas o que está no prato também não me surpreendeu pela positiva.
Entrei eu numa pastelaria com um ratito no estômago mas sem saber bem o que lhe dar a trincar. Café seria, mas que de sólido? Os salgados não me apeteciam, os bolos também não me chamavam.
Eis que dou, numa caixa de plástico como protecção especial, com alguns bolos como este. Com ar meio incrédulo, perguntei para a empregada do outro lado do balcão se, por mero acaso, seriam “Garibáldis”. Apesar das diferenças de sotaque entendemo-nos e confirmou as minhas suspeitas.
E todo eu ansiei por aquele bolo! Mais que o apetite, mais que a vontade de colocar algo entre as paredes do estômago, havia que matar saudades daquele bolo que tanto me entusiasmava na minha meninice: um “Garibaldi”!
Só o podia comer em ocasiões especiais, que o uso ou frequência de pastelarias eram, então, coisa rara. Pelos hábitos sociais da época e pelas disponibilidades económicas, que eram bem menos que abundantes. Mas, em havendo uma ocasião especial e em entrando numa pastelaria, era um “Garibaldi” que eu pedia. Para grande frustração minha, que não era bolo que houvesse em muitos lados.
Pois desta vez dei com um e não hesitei: pedi-o e comi-o!
Não me soube ao que sabia então. Ou bem que as minhas memórias se corromperam, ou bem, que a receita se adulterou. Certo é que não me soube ao que me sabia então!
Mas fiquei de olho no bolo e de papilas gustativas afiadas. Pelo sim, pelo não, irei dar uma voltinha pelas pastelarias mais antigas e conservadoras da cidade. Ainda há umas quantas. E comerei tantos “Garibaldi” até que a minha memória se satisfaça. Ou até que constate que a gulodice de então era bem maior que a minha capacidade em memorizar sabores cremosos e escurinhos do chocolate.

Texto e imagem: by me

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse suculento bolo,lembra-me os passeios de domingo com os meus pais,e o lanche que saboreávamos,numa famosa pastelaria de Benfica...eu queria sempre um"garibaldi",mas primeiro tinha que beber o galão e o pãozinho com manteiga...agora raramente os vejo nas pastelarias,e é uma decepção quando se comem,já não são saborosos como nessa altura.Obrigada por falares no"garibaldi",vieste lembrar uma parte óptima da minha vida.

A tua colega Luisa (trabalhando)