sábado, 4 de abril de 2009

Se quereis alguma coisa bem feita...


… fazei-a vós mesmos!

Assim diz o povo e tem toda a razão.
Estes três da direita quiseram ser fotografados pela minha câmara mas não por mim, que me queriam na imagem também.
Acedi, desde que alguém fosse simpático o suficiente para premir o cabo disparador, depois de eu tudo preparar.
A primeira abordagem foi a dois agentes da PSP que patrulhavam o jardim. Azar, que de cívicos e com vontade de ajudar o próximo pouco tinham e recusaram liminarmente o pedido.
Acabou por ser uma dona, com ar de Hippie, o que quer que isso seja por cá que não seja uma forma de vestir que se espera encontrar nos vendedores de artesanato em feiras. E decorria uma feira de artesanato mesmo ali ao meu lado.
Pois tudo deixei preparado, corri ao local e fizemos pose. E a dona premiu o botão do cabo disparador.
Não sei se tremendo de excitação por o estar a fazer, se de inveja por não estar no lugar de algum de nós, se por inépcia total, conseguiu fazer aquilo que eu pensava não ser possível, usando um cabo disparador numa câmara bem assente num tripé: produzir uma fotografia tremida.

Se é verdade que todos os dias aprendemos qualquer coisa, para nosso bem e da humanidade, desta lição ainda não consegui tirar o sumo. A menos que o lugar do fotógrafo seja sempre, mas sempre, atrás da câmara e nunca, mas nunca, à sua frente, pois obterá resultados desastrosos.



Texto: by me
Imagem: by a desconhecida

Sem comentários: