segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

LX




Esta é, para aqueles não a reconhecem, uma Pentax LX.

Durante algum tempo foi o desejo de muitos profissionais e amadores avançados: mantendo o característico diminuto tamanho, acrescentou características técnicas avançadas para a época e foi buscar alguns detalhes clássicos que agradaram. Eu fui um dos que sonhou ter uma até que um dia se concretizou o sonho.

Como curiosidade, e a menos que esteja enganado, foi a primeira câmara Pentax a não ter a referência ao modelo à frente, por baixo do obtutador, mas sim, em cima, junto ao ajuste de compensação de exposição.

Um companheiro de fotografia propôs-me a troca por uma das duas MX que eu possuía. O seu motivo era o tamanho do power winder, menos alto na MX, e que lhe permitia inserir o conjunto numa caixa estanque de grande profundidade que estava a construir. Claro que aceitei o negócio, mesmo sabendo que o automatismo de exposição estava avariado. Não usava tal coisa então, tal como hoje raramente uso.

Tornou-se na minha câmara principal e ainda tenho, passados que são mais de trinta anos, as correias de origem (a estreita como eu gosto e a larga como tantos gostam), bem como o punho original em plástico. Guardados como se de relíquias se tratassem.

Fotografei com ela até quase aos finais do século passado, altura em que suspendi a fotografia da minha vida ao perder o uso do olho direito. Exitem coisas piores que podem acontecer a um fotógrafo, mas isso deitou-me por terra por uns tempos. Só me reergui com o digital, uma Sony Mavica, mas isso são outros contos.

.

Pentax K1 mkII, Tamron SP Adaptall2 90mm 1:2,5

By me

Sem comentários: