Aviso: o texto é longo e a fotografia foi feita para ele.
Se não gosta de textos longos, por favor siga para a
publicação seguinte.
Entendo que uma das principais diferenças entre o pintor e o
fotógrafo é que o primeiro inclui, dentro dos limites da tela em branco, tudo o
que entende que lá deve constar e o segundo, confrontado com um mundo cheio de
conteúdo, exclui do seu enquadramento tudo o que entende lá não dever constar.
O pintor pode mesmo apenas colocar na tela um rosto deixando
que tudo o mais dela sem nada de tinta; o fotógrafo, se o quiser fazer, terá
que incluir algum fundo neutro que tape o que mais lá possa existir e terá que,
de algum modo, esconder os ombros e o peito do modelo.
De uma forma muito simples, pode-se dizer que o pintor
funciona pela positiva, acrescentando elementos, enquanto que o fotógrafo age
pela negativa, retirando elementos.
Claro que isto não é um definição universal, como se de
ciência se tratasse. E mesmo a ciência diz que cada dogma ou postulado é
verdadeiro até que seja demonstrado que não o é.
Mas o fotógrafo pode fazer algo de semelhante ao pintor.
Perante um espaço vazio imagina aquilo que quer ver representado no seu
trabalho e vai acrescentando elementos até que o conjunto corresponda ao que
imaginou. Indo mais longe, acrescenta ou retira luz para evidenciar ou
menorizar partes desses elementos. Tal como o pintor clareia ou escurece com
tintas aquilo que imaginou.
Ambos trabalham com perspectiva, mais real e geométrica ou
mais fantasiosa ou “deturpada”. De acordo com o que sentiram, imaginaram e
querem transmitir. E ambos trabalham com luz, criando o claro/escuro que
mostrará emoções e ambiências.
Não sou pintor. Mas garanto que trabalhar perspectiva e luz
me dá um enorme prazer. E quando domino todo o processo, incluindo elementos ao
meu enquadramento ao invés de excluir o que perturba, ainda mais satisfação
tenho. Tal como quando consigo jogar com as sombras para que o resultado
corresponda ao que senti e imaginei.
Luz e perspectiva: a base da fotografia.
Pentax K1 mkII, SMC Pentax 50mm 1:1,4
By me
Sem comentários:
Enviar um comentário