quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Luz e perspectiva




Aviso: o texto é longo e a fotografia foi feita para ele.

Se não gosta de textos longos, por favor siga para a publicação seguinte.

Entendo que uma das principais diferenças entre o pintor e o fotógrafo é que o primeiro inclui, dentro dos limites da tela em branco, tudo o que entende que lá deve constar e o segundo, confrontado com um mundo cheio de conteúdo, exclui do seu enquadramento tudo o que entende lá não dever constar.

O pintor pode mesmo apenas colocar na tela um rosto deixando que tudo o mais dela sem nada de tinta; o fotógrafo, se o quiser fazer, terá que incluir algum fundo neutro que tape o que mais lá possa existir e terá que, de algum modo, esconder os ombros e o peito do modelo.

De uma forma muito simples, pode-se dizer que o pintor funciona pela positiva, acrescentando elementos, enquanto que o fotógrafo age pela negativa, retirando elementos.

Claro que isto não é um definição universal, como se de ciência se tratasse. E mesmo a ciência diz que cada dogma ou postulado é verdadeiro até que seja demonstrado que não o é.

Mas o fotógrafo pode fazer algo de semelhante ao pintor. Perante um espaço vazio imagina aquilo que quer ver representado no seu trabalho e vai acrescentando elementos até que o conjunto corresponda ao que imaginou. Indo mais longe, acrescenta ou retira luz para evidenciar ou menorizar partes desses elementos. Tal como o pintor clareia ou escurece com tintas aquilo que imaginou.

Ambos trabalham com perspectiva, mais real e geométrica ou mais fantasiosa ou “deturpada”. De acordo com o que sentiram, imaginaram e querem transmitir. E ambos trabalham com luz, criando o claro/escuro que mostrará emoções e ambiências.

Não sou pintor. Mas garanto que trabalhar perspectiva e luz me dá um enorme prazer. E quando domino todo o processo, incluindo elementos ao meu enquadramento ao invés de excluir o que perturba, ainda mais satisfação tenho. Tal como quando consigo jogar com as sombras para que o resultado corresponda ao que senti e imaginei.

Luz e perspectiva: a base da fotografia.

 

Pentax K1 mkII, SMC Pentax 50mm 1:1,4


By me

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