domingo, 4 de abril de 2021

Plink


 


É uma discussão velha e acredito que se eternizará: usar ou não filtro protector na objectiva.

Os acérrimos da pureza e da extrema qualidade da imagem captada defendem que quantos mais elementos se colocarem entre o assunto e o material fotossensível mais alterações ou aberrações se obtêm. De geometria, de contraste ou de fidelidade cromática. Têm alguma razão.

Os restantes defendem que proteger o elemento frontal da objectiva é algo primordial. Tanto no que respeita a pancadas acidentais como de riscos eventuais, resultantes da limpeza. E é tanto mais certo quanto mais em exterior se trabalhar. E têm razão também.

Eu pertenço ao segundo grupo.

O meu relacionamento com a fotografia não me permite dar-me ao luxo de ter acidentes e perder ou danificar uma objectiva. E as alterações provocadas por um bom filtro protector são tão mínimas que se podem rotular de desprezíveis.

Já substituí vários filtros ao longo dos tempos. Que, por muito cuidado que se tenha na manutenção e limpeza das objectivas, haverá sempre um grão de poeira que não vemos e que acaba por provocar algum risco. E com o somar dos anos…

E já substituí filtros protectores porque cumpriram ao limite a sua função: proteger a objectiva contra agressões externas.

Já bati com ela, entortando o anel do filtro e partindo-o; já se partiu porque saltou uma pedrinha de sob a roda de um carro e acertou-lhe em cheio; já risquei filtros ao aplicar-lhe vaselina para efeitos de difusão da imagem…

O meu último acidente aconteceu ainda não há muito tempo: ao desmontar um cenário doméstico que incluía velas acesas, não tomei as devidas precauções e saltou um pouco de estearina para a objectiva. Incluindo o elemento frontal. Não consegui recuperar a integridade cristalina do filtro, ficando para sempre com uma mancha. Quase invisível a olho nu, mas que afecta a imagem.

Não sou o David Hamilton, que era patrocinado por uma marca de câmaras e objectivas, e que usava lixa fina e de modo controlado no elemento frontal das objectivas para obter uma difusão suave em algumas das suas fotografias.

E, convenhamos, é muito mais fácil e barato substituir um filtro danificado que uma objectiva.

 

Na imagem o filtro que estalou com a predrinha que o atingiu.


By me

Sem comentários: