terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Velharias


 


Duas velharias que tenho aqui por casa. Ambas quase sem uso que não a memória, mas sempre disponíveis para o que for preciso.

Acredito que a totalidade, ou quase, de quem isto vir reconhece a da esquerda. Um clássico pincel de barba. Tenho-o há mais de quarenta anos e, pelo uso que lhe dou, irá durar outros tantos. Pelos motivos óbvios.

Já o da direita… Quase que aposto em como menos de 1% de quem isto vir saberá reconhecer o objecto.

Trata-se de um “saca filme”, conhecido em inglês por “filme picker”. Serve para tirar o filme fotográfico de 35mm de dentro da respectiva cassete sem ter que destruir esta. Procure-se na web para saberem como funciona.

Usei-o em tempos e amiúde em laboratório a preto e branco. E, um destes dias, para ajudar uma conhecida no aprender a forma de carregar uma vetusta Leica M3, usando um rolo já fora de prazo e para estragar no exercício.

 

Já o como fiz esta fotografia…

Um candeeiro de mesa, por cima e um pouco do lado de lá do assunto; Um pacote de leite, aberto, espalmado e do avesso, do lado esquerdo, para atenuar, reflectindo, a sombra do pincel; uma folha de papel branco para atenuar a sombra do topo e pega do tabuleiro.

Não é necessário muito e dispendioso material para se fazer fotografia.

É imperioso, no entanto, vermos a fotografia antes de premir o botão.


By me

Sem comentários: