quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Pedido de ajuda aos linguistas e “cotas”

 



Numa publicação numa rede social e para minha surpresa, encontro isto:

 

“Nos intervais / Das corridas de cavais / As meninas dos asis / Comem caraméis / Embrulhados em papéis / Azuis e amaréis.”

 

Conheço isto quase desde que sou gente, de tradição oral familiar. Mas é uma tradição muito restrita que, de cada vez que tenho isto usado em público, em redor olham para mim como se tivesse dito um disparate. Que disse, entenda-se.

Nunca isto encontrei em nenhuma obra escrita, e teria que ser de algum autor português e não numa tradução de qualquer outra língua. Tal como, dando umas voltinhas na web também não encontro nenhuma referência.

Pela idade que isto tem na minha memória terá que ser anterior aos anos 50 do séc. passado. Pelo próprio conteúdo, mesmo com o português corrigido, eu diria que é posterior ao início desse séc. E arriscaria mesmo a dizer que terá surgido no segundo quartel. Possivelmente em meio urbano.

Poderia ainda alvitrar que possa ter origem como piada num filme dos “anos dourados” do cinema português ou, em alternativa mais provável, como canção num palco de revista.

E, tratando-se de uma lenga-lenga com aberrações de língua, parece-me se difícil que faça parte de tradições infantis ou escolares.

Ficam, assim, algumas perguntas:

Alguém conhece isto?

Alguém saberá ou terá alguma pista sobre a origem disto?

Convenhamos que a importância disto é diminuta.

Mas é uma dúvida que se me surgiu e não gosto lá muito de andar com pontos de interrogação acima da cabeça.

Agradeço a ajuda.


By me

Sem comentários: