sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Acidentes




Soube há pouco que numa fábrica aqui do meu bairro aconteceu um acidente grave: uma abundante fuga de monóxido de di-hidrogénio.
Felizmente que os trabalhadores sabiam o que fazer e os bombeiros, prontamente chamados e com os seus equipamentos para situações destas, conseguiram resolver a situação sem que sobrassem problemas de maior para a população.
Para os menos informados, lembro alguns dos problemas de tal produto: Principal componente da chuva ácida; Contribui para a erosão do solo; No estado gasoso pode causar queimaduras graves; No estado sólido pode provocar sérios danos em tecidos vivos; Encontrado em biópsias de tumores; Provoca a corrosão de diversos metais; Pode levar à morte se inalado; Utilizado em centrais nucleares; Consumido por atletas de elite para melhorar seu desempenho; Utilizado na fabricação de pesticidas, herbicidas, inseticidas, armas químicas e biológicas; Componente em alimentos (inclusive produtos para bebés) supostamente naturais; É um dos subprodutos da combustão de hidrocarbonetos.
Acrescente-se que, talvez por se tratar de um bairro suburbano ou por não terem acontecido fatalidades de maior, os media não dedicaram nem uma linha ao acidente.



By me

Sem comentários: